31 de janeiro de 2012

Cataratas do Iguaçu


Era dia 31 de Janeiro de 1542, quando o espanhol Alvar Núñez Cabeza de Vaca estava descendo o rio Iguaçu em uma canoa, procurando uma rota alternativa para chegar até Assunção, capital do Paraguai e descobre acidentalmente algumas quedas d'água. Mas não eram quaisquer quedas... eram as Cataratas do Iguaçu.
470 anos se passaram e hoje, graças à Cabeza de Vaca, temos uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.
Seus 275 saltos, que podem chegar até a 80 metros, são alimentados pelo fluxo do rio iguaçu e sua beleza é também contemplada pelo território argentino, já que cerca de 1900m dos 2700m da extensão total está no pais vizinho.

As Cataratas pertenciam a um único dono, estava em um terreno particular. Santos Dumont, impressionado com uma visita que fez ao local, em 1916, pressionou o então governador do Paraná, Afonso Camargo, para a criação de um parque nacional de preservação. Em 1934 é criado o Parque Nacional do Iguazu, na Argentina e, em 1939 no Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu. Com o objetivo de preservar e administrar esse manancial, tornou-se Patrimônio da Humanidade em 1984.
Suas quedas brasileiras estão localizadas em Foz do Iguaçu, Paraná. No lado argentino, estão em Puerto Iguazu. Falando em Iguaçu, o nome do Rio que banha as Cataratas significa "água grande", em tupi-guarani.
Sua visita é aberta ao público que, além de conhecer as maravilhas dos saltos, pode também desfrutar das surpresas do Parque Nacional do Iguaçu, que conta com a preservação da fauna e da flora local.
As Cataratas do Iguaçu também já apareceram em várias criações do cinema, como: "007 Contra o foguete da Morte", em 1979; "A missão", em 1986; "O trêm caipira", em 1994; "Tummy", em 1995. "Mr. magoo", em 1997; "Miami Vice", em 2006; "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", em 2008; entre outros.

A Lenda
Uma lenda tupi-guarani tenta explicar o surgimendo das quedas:

"Os índios caingangues, que habitavam as margens do rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M'Boy, o Deus Serpente, filho de Tupã.
O cacique da tribo, Ignobi, tinha uma bela filha chamada Naipi. Devido a sua beleza, Naipi seria consagrada ao Deus M'Boy, passando a viver somente para seu culto. Havia, porém, entre os caingangues, um jovem guerreiro chamado Tarobá, que ao ver Naipi, por ela se apaixonara.
No dia em que foi anunciada a festa de consagração da bela índia, quando o cacique e o pajé bebiam "cauim" (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá fugiu com Naipi em uma canoa, que seguiu rio abaixo, arrastada pela correnteza.
Quando M'Boy soube da fuga, ficou furioso. Penetrou então nas entranhas da terra e retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, que formou uma catarata gigantesca. Envolvidos pelas águas dessa imensa cachoeira, os fugitivos caíram de grande altura.
Naipi transformou-se em uma rocha abaixo da cachoeira, perpetuamente fustigada pelas águas revoltas e Tarobá foi convertido em uma palmeira, situada a beira do abismo. Debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta onde o monstro vingativo vigia, eternamente, as suas duas vítimas."
Lenda retirada do site Hotel Rouver, disponível em http://www.hotelrouver.com.br/port/lenda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário