29 de abril de 2011

Agatha Christie



Romancista policial britânica, Agatha May Clarissa Mallowai nasceu em 15.09.1890 e faleceu em 12.01.1976. Publicando mais de 80 livros, que só não foram mais traduzidos que a Bíblia e as obras de Shakespeare, vendendo mais de 4 bilhões de cópias em várias línguas.
Tendo Hercule Poirot como seu personagem mais conhecido, criado durante a 2ª Guerra Mundial, Agatha Christie ficou conhecida como Duquesa da Morte e Rainha do Crime.
Após ter o nome famoso, Ágatha escreveu 6 livros sob o pseudônimo de Mary Westmacott, para descobrir se seus leitores gostavam realmente de suas obras ou apenas de seu nome.
Educada em casa pela mãe até seus 16 anos, foi casada com o Coronel Archibald Christie até 1928. Quando o mesmo pediu-lhe divórcio, para viver com Nancy Neele, sua amante; Agatha simula um desaparecimento: seu carro e suas malas são achados no rio Morris Cowley. Sua procura movimentou mais de 15 mil voluntários, foi também a primeira vez que aviões foram usados para a busca de desaparecidos, na Inglaterra.
Chistie foi encontrada em um hotel, onde fez reservas com o sobrenome da amante de seu marido. Várias teorias foram criadas para explicar esse episódio: publicidade, vingança, amnésia devido ao acidente.
Foi em uma viagem para o Oriente Médio, em 1930, que conheceu seu segundo marido, Max Mallowan, 14 anos mais jovem, com quem Agatha viajou o mundo todo.
Devido à preocupação de Agatha Christie em não sobreviver à 2ª Guerra Mundial e também para garantir uma fonte de renda para sua família após sua morte, obras escritas na década de 40 ficaram guardadas durante décadas em cofres de um banco.
Christie faleceu em 1976, por conta de uma pneumonia, deixando milhões de leitores e uma fortuna de 20 milhões de dólares.
Antes de sua morte, a autora "matou" Poirot, por afirmar que seria melhor ter seu personagem mais famoso morto, do que surgirem futuras publicações que ela não aprovaria.
Entre seus livros mais famosos, estão: O assassinato de Roger Ackroyd (1926). Assassinato no Expresso do Oriente (1934). O caso dos dez Negrinhos (1939), que teve seu título mudado para "E não sobrou nenhum", por acusações de racismo. Cai o Pano (escrito durante a 2ª Guerra Mundial e publicado em 1975), último livro de Poirot. Ágatha ainda escreveu contos, novelas e peças teatrais.
"O arqueólogo é o melhor marido que uma mulher pode ter, quanto mais velha ela fica, mais interesse ele tem por ela".
"Gosto de viver. Algumas vezes me sinto muito, desesperadamente, loucamente miserável, atormentada pela aflição, mas mesmo diante disso tudo, eu compreendo que estar viva é uma coisa grandiosa".
-Agatha Christie

Nenhum comentário:

Postar um comentário